SindHotéis-RJ viabiliza contratação de mais de 2 mil portadores de deficiência

Termo de compromisso foi assinado nesta terça-feira (18/08)

Por iniciativa da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado do Rio de Janeiro (SRTE-RJ), foi assinado nesta terça-feira, 18 de agosto, um convênio com o SindHotéis-RJ e o Sindicato dos empregados da hotelaria que viabilizará a contratação de mais de 2 mil portadores de necessidades especiais pelos empreendimentos hoteleiros. Os hotéis terão um prazo de até 24 meses, contados a partir da data de celebração do acordo, para se adequarem à norma.

A solenidade de assinatura do termo de compromisso ocorreu na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, no Centro do Rio, e contou com a presença do presidente do SindHotéis-RJ, Alfredo Lopes; da superintendente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio (ABIH-RJ), Theresa Jansen; da vice-presidente do Sindicato Laboral, Maria Conceição Cassiano; do Superintendente Regional do Trabalho e Emprego-RJ, Antônio de Albuquerque; do Secretário Municipal do Trabalho e Emprego, Augusto Ribeiro; do chefe de Fiscalização Regional, Augusto Lima; e da Auditora Fiscal Regional, Tatiana Barreto; entre outros representantes dos órgãos envolvidos.

Segundo Alfredo Lopes, presidente do SindHotéis-RJ, a hotelaria vive um momento histórico por conta do acordo. “Esse convênio vem ratificar o compromisso da indústria hoteleira com a inclusão social e esperamos contribuir ainda mais para o crescimento profissional dessa parcela da sociedade”, ratificou o empresário.

Pela Lei de Cotas (Lei 8.213, de 1991), as empresas com mais de 100 funcionários precisam destinar de 2% a 5% de suas vagas aos portadores de necessidades especiais. Porém, com a grande expansão do setor hoteleiro nos últimos anos, se tornou impossível identificar, recrutar, selecionar, contratar e treinar essa mão de obra, o que levava muitos hotéis a serem fiscalizados e multados.

A função principal do SindHotéis-RJ neste processo será a divulgação, conscientização e coordenação das unidades hoteleiras na adesão deste compromisso, além de buscar convênios e parcerias que fortaleçam a iniciativa.

Já na terça-feira (18/08), a Rede Windsor de Hotéis, representada pelo Diretor de Relações Institucionais, Gérard Bourgeaiseau, formalizou o primeiro termo de adesão, que viabilizará o preenchimento de cerca de centenas de postos de trabalho nos 11 hotéis do grupo em operação no Rio.