SindHotéis-RJ promove reunião na Barra

Advogado do sindicato atualizou presentes sobre ações em andamento

A partir de encontros mensais com os empresários e executivos da hotelaria do Rio, o SindHotéis-RJ vem fortalecendo sua atuação como representante dos interesses da indústria hoteleira.
Em reunião realizada no Hotel Grand Mercure RJ Riocentro, no dia 07 de outubro, o representante Djalma Medeiros atualizou os presentes sobre as negociações com o Sindicato dos Empregados.
O advogado Marcelo Sales, também presente ao encontro, apresentou o posicionamento da legalização e registro da carta sindical do SindHotéis-RJ, perante o Ministério do Trabalho e Empregado, relatório de andamento das ações de consignação em pagamento dos hotéis em tramitação no Tribunal Regional do Trabalho e o ponto de situação sobre o andamento das formalizações dos Acordos Individuais dos hotéis perante o Sindicato Laboral Profissional, referente ao exercício 2014/2015.
Quanto ao Acordo Coletivo do exercício 2015/2016, foi informado por Marcelo que o mesmo foi apreciado pelo Grupo de Trabalho de Negociações que definiu, em sua maioria, pela proposta de reajuste em dissídio pelo valor da variação plena do INPC em 9,80% para correção dos pisos e salários até R$ 5.000,00, ficando os salários acima deste nível para serem reajustados em livre negociação entre as partes. E foi apresentada à diretoria o Acordo Tripartite para Contratação de Pessoas com Deficiência, firmado entre a Superintendência Regional de Trabalho e Emprego – M.T.E , o Sindicato dos Empregados em Hotelaria e Similares e o Sindhotéis-RJ, para beneficiar os hotéis que aderirem ao Acordo, que prevê um prazo de dois anos para o cumprimento da legislação relativa à obrigatoriedade de contratação daqueles colaboradores. As ações para o implemento das contratações e suas consequentes capacitações serão operacionalizadas entre os dois sindicatos com o auxílio das Secretarias Municipais de Trabalho e Emprego e de Pessoas com Deficiência, tendo como objetivo a organização de eventos específicos para este fim em operações conjuntas.
Fonte: ABIH-RJ