SindHotéis-RJ obtém na Justiça desvinculação do SindRio

O Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro (SindHotéis-RJ) conseguiu no Tribunal Superior do Trabalho o direito de se separar do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Rio de Janeiro (SindRio). Se houver recurso do SindRio, o caso será julgado em última instância pelo Superior Tribunal Federal.

A briga judicial entre os hoteleiros do Rio e o SindRio começou em 2010. Segundo Alfredo Lopes, que será o presidente do SindHotéis-RJ além de presidir também a ABIH-RJ e o Rio Convention & Visitor Bureau, por mais de 50 anos a mão de obra hoteleira esteve representada ecleticamente junto aos bares e restaurantes e as transformações apresentadas pelo setor demandaram mudanças. “Muitos interesses, antes convergentes, se apresentam hoje de forma diferenciada. Por todas as particularidades, desde reivindicações salariais, até singularidades da formação de mão de obra, identificamos que chegou o momento de caminharmos individualmente em busca da melhor representatividade para cada um dos segmentos empresariais”, disse.

Ainda de acordo com ele, a partir da criação do SindHotéis-RJ, o segmento passa a ter uma entidade pensando exclusivamente na realidade e nas demandas da hotelaria. “Um sindicato exclusivo tem maior poder de defesa e aglutinação do setor”, afirmou Lopes.

O Portal PANROTAS procurou o presidente do SindRio, Pedro de Lamare, para comentar a derrota judicial e os próximos passos. Através da sua assessoria, afirmou que “o SindRio ainda não foi notificado oficialmente sobre esta decisão e caberá à sua assessoria jurídica analisá-la e promover as medidas cabíveis quando recebê-la”.

Site
Com essa vitória na Justiça, o SindHotéis-RJ colocou no ar seu novo site – www.sindhoteisrj.com.br. Lá é possível encontrar informações sobre a criação do sindicato, notícias do setor e acordos coletivos, além de outras informações.

 

Fonte: Panrotas