Rio Alerta pede maior segurança no entorno dos eventos

O empresário Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ, SindHotéis Rio e Associação Rio Alerta, encaminhou carta ao comando do 31 Batalhão da Polícia Militar lamentando notícias negativas envolvendo eventos na região da Barra da Tijuca.

No dia 15, o Globo estampou, no alto da coluna Ancelmo Góis, a mais lida do país, uma notícia sobre sequestros relâmpagos durante um seminário no Hotel Windsor Barra.

No documento, o presidente destaca que o Turismo é um segmento estratégico para o Rio de Janeiro. Um dos que mais emprega, um enorme pagador de impostos e responsável por impactar, também, diversos outros segmentos produtivos com sua capilaridade.

O setor de eventos e congressos, por sua vez, é hoje um dos principais responsáveis pela vinda de visitantes ao Rio de Janeiro, e, portanto, pela manutenção das taxas de ocupação hoteleira em níveis que, ao menos, cubram os custos dos empreendedores com tão complexa operação.

“Mesmo em uma cidade de vocação turística como o Rio de Janeiro, a falta de segurança é um dos principais entraves para o desenvolvimento da atividade. Uma cidade que vive e respira Turismo tem a obrigação de cuidar bem de seus visitantes. E isso, no mínimo, significa oferecer um ambiente seguro. Lamentamos, especialmente, por ter ocorrido na Barra da Tijuca. O bairro foi um dos que liderou a expansão hoteleira da cidade e que apresentou as maiores mudanças de infraestrutura e mobilidade urbana. É, também, onde investimos em uma das mais modernas centrais de monitoramento do país – a Rio Alerta – que é inclusive espelhada dentro do 31º Batalhão”, ressaltou Lopes.

O líder da hotelaria pede maior atenção para o calendário de eventos sociais e corporativos, para que haja um alinhamento com a comunicação entre as forças de segurança e o receptivo turístico, com o objetivo, de curtíssimo prazo, de zerar as ocorrências envolvendo participantes de eventos.

Foto: Rio Alerta

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × um =