RH’s da Barra, Zona Sul e Centro realizam encontros mensais

Parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação é apresentada nos encontros

Foto: Divulgação

Seguindo a agenda mensal de encontros, a Associação de Hotéis do Rio, realizou, em março, encontros com profissionais de Recursos Humanos da hotelaria da Zona Sul, Centro e Barra.

No dia 16, o fórum reuniu, no Hotel Everest, os profissionais de RH e DP da Zona Sul e Centro (foto interna). Os presentes deram boas-vindas à nova comissão de coordenadores, formada por Claudia Santos, do Hotel Fasano Rio; Julia Lessa, dos Hotéis Othon; e Márcia Castellani, do Hotel Mar Palace Copacabana, esta última ausente por motivo de férias.

O encontro recebeu Marcelo Castro, Gabriela Borges e Rosane Masiero, respectivamente representantes de Turismo e Hotelaria, Produtos Educacionais e Programa Jovem Aprendiz, do Senac Rio. A instituição solicitou ajuda aos hotéis que possam abrir seus espaços para visitas técnicas e relembrou os descontos concedidos aos hotéis no curso de Hotelaria.

Os auditores fiscais Alessandra Gilibert e Alexandre Paladino também foram recebidos para uma breve palestra sobre as principais dificuldades encontradas pelos hotéis para atender as exigências solicitadas nas fiscalizações aos hotéis. Os auditores se colocaram à disposição dos hotéis para promover palestras didáticas sobre as normas regulamentares.

No dia 22, no Grand Mercure Riocentro, foi a vez da Associação de Hotéis reunir os executivos de RH dos empreendimentos da Barra, Recreio e Vargens (foto capa). Conduzido pela coordenadora Tereza Guimarães, o encontro abordou benefícios e contratação de mão de obra temporária, com a presença dos representantes da empresa GI GROUP, Paulo Canoa e Sérgio Ferreira. Paulo Thomé, da empresa RIOCARD, apresentou a possibilidade aquisição de um sistema que possibilita o maior controle e agilidade no atendimento das demandas diárias de RH relacionadas aos problemas em relação aos cartões de vale transporte. Tereza Guimarães convidou os presentes para a abertura da nova turma da Escola de Hotelaria Carvalho Hosken, em parceria com a ONG Rio Solidário e SENAC. Pela primeira vez, as turmas contemplarão oportunidades para pessoas com deficiência, com dois inscritos desta vez.

Em tema comum aos dois encontros, Paloma Cordeiro, do SINDHOTÉIS-RJ, comunicou a assinatura da Convenção Coletiva entre SINDHOTÉIS-RJ e SIGABAM, que está em processo de validação por parte do Ministério do Trabalho. Ela também convidou os associados do SINDHOTÉIS-RJ a inscreverem seus funcionários da área de A&B no Curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, ministrado em parceria com a Vigilância Sanitária.

Parceria com a SMDEI

A Associação também apresentou em primeira mão a parceria firmada com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI). Para tal, contou com a presença do subsecretário, Luis Malheiros, no fórum da Barra e arredores. O acordo irá otimizar o trabalho de recrutamento e seleção dos RH’s dos hotéis, através de acesso direto ao banco de currículos da secretaria. A SMEDI conta com um enorme banco de currículos e um sistema inteligente de cruzamento de dados, que permite encontrar o profissional que se adequa ao perfil estipulado para cada vaga. Os hotéis, por sua vez, se comprometeram em disponibilizar formulário com os postos de trabalho vagos. O objetivo da ação é agilizar o encaminhamento dos candidatos às oportunidades em aberto.

Para o presidente do sindicato, Alfredo Lopes, a parceria vem em uma boa hora, visto que a hotelaria contou recentemente com uma grande expansão e renovação de suas unidades, o que exigiu um reforço no quadro de colaboradores. Somente no primeiro semestre, cerca de 2 mil vagas serão geradas na hotelaria, segundo levantamento do SindHotéis. “Além de colaborar com o trabalho do setor de Recursos Humanos dos empreendimentos associados, já que os candidatos passarão por um filtro do sistema para atender os pré-requisitos exigidos pela vaga, a iniciativa pode significar ainda uma economia para os hotéis, já que, atualmente, muitas empresas terceirizam consultorias para realizar este trabalho”, explica o empresário, que também lidera a Associação de Hotéis do Rio e do Rio CVB.

Fonte: Associação de Hotéis do Rio