Reunião emergencial sobre coronavírus é realizada por teleconferência

No dia 19 de março, semana de início das medidas de isolamento impostas pela pandemia, o Hotéis Rio realizou um fórum virtual via teleconferência para debater o cenário da hotelaria carioca.

Na pauta em debate, negociações com o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Hoteleiro e o Sindicato dos Garçons, Barmen e Maîtres do Estado do Rio de Janeiro.

A estimativa é de que cada quarto de hotel operando gere cerca de 1 emprego direto e até 3 indiretos. Para o presidente da ABIH-RJ, num cenário de fechamento de grande parte dos hotéis da cidade, o índice de demissões pode chegar a 20% do total de colaboradores.

Os números são alarmantes. Segundo dados do Hotéis Rio, no início de março, a ocupação da rede hoteleira estava em torno de 70%. Na primeira semana de abril, a hotelaria conta com menos de 5% dos quartos ocupados, e o número de hotéis que suspenderam temporariamente suas operações já chega a 60.