Pedal da Paz – 450 anos de bicicleta no Rio de Janeiro

Serão 4,50km de Copacabana até a Urca

 

O próximo dia 1º de março, vamos para as ruas pedalar de forma pacífica e ordenada contra a falta de segurança que afeta diretamente o dia à dia dos ciclistas do Rio.

Ordem, equilíbrio e união, três pilares que sustentarão o movimento mais pacífico da história. O Rio estará completando 450 anos no dia 1º de Março, e nós queremos mudanças que garantam a paz durante os nossos treinos, deslocamentos e atividades lúdicas ligadas à bicicleta.

O aumento crescente no uso da bicicleta, nos remete à alguns efeitos colaterais que podem certamente ser evitados, com o apoio das autoridades, poder público e sociedade civil organizada.

Acidentes proporcionados pela falta de cumprimento do CTB (1,5 metros de distância na passagem de veículos motorizados pelas bicicletas), não podem ser encarado como um ato permissível, baseado no simples fato das constantes ocorrências.

Você já viu alguém ser multado por passar a menos de 1,5m de um ciclista?

Vamos trabalhar com foco, campanhas só terão êxito se contarem com o apoio maciço da sociedade. Este trabalho incessante pode salvar muitas vidas.

Roubos e furtos poderão ser reduzidos drasticamente com o esforço conjunto de pessoas comprometidas com esta causa.

Vamos cobrar, fiscalizar e contribuir com as autoridades/poder público.

O primeiro passo neste sentido será a inclusão do título “roubo e furto de bicicleta” nos boletins das delegacias, só assim poderemos localizar as manchas criminais, com ações preventivas nos locais exatos, onde gangues organizadas atuam.

Outro ponto que devemos dar foco é o problema da receptação do roubo, se alguém compra o que é roubado, estimula o delito, fazendo parte desta cadeia, alimentando o crime por favorecimento próprio. Só devemos comprar produtos com procedência e nota fiscal, pois receptação também é crime.

O “Pedal da Paz” vai reunir milhares de ciclistas de todas as faixas etárias, camadas sociais, credos, sexos e ideologias, todos serão muito bem vindos, convide seus amigos, traga sua familia, monte o seu grupo de pedal e venha participar desta nova e importante conquista.

Faixas, cartazes, humor, descontração em clima de perfeita harmonia. Afinal, estamos “lutando” pela paz, e não vamos permitir um só ato de violência.

 

Juntos podemos mais!

Ciclistas não se esqueçam que temos nossos direitos, porém para sermos respeitados temos que dar o exemplo e cumprir nossos deveres ao utilizar a bicicleta como meio de transporte, esporte, lazer, turismo e a trabalho. Apenas exemplificando: Não pedale na contramão!

 

Maiores detalhes (data, horário, local e percurso) na pagina do facebook: https://www.facebook.com/events/929450247100254 ou DOCUMENTO EM ANEXO em formato PDF: http://www.riodejaneirohotel.com.br/taober-admin/fotos/2015,02,19-69498.pdf.