Palavra do presidente: O Rio é inoxidável

Mais uma vez estamos juntos neste fim de ano. Época de balanços e projetos.

Refletindo sobre breves palavras de agradecimento e incentivo dedicadas a todos vocês, associados, colaboradores e parceiros, vejo, como num filme, a profunda transformação que vivemos juntos nos últimos cinco anos.

Numa retrospectiva rápida, lembro que, em 2013, a palavra era EXPECTATIVA. Foi ano de Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude, uma espécie de ensaio para o que viveríamos pela frente.

Em 2014, fomos sede da Copa do Mundo e o clima geral era de OTIMISMO.

O foco de 2015 foi EXPANSÃO: em número de leitos, em ações promocionais, em captação de eventos. A meta era expandir.

2016 foi o ano do LEGADO. Realizamos as Olimpíadas e desfrutamos de uma cidade renovada, com a rede hoteleira totalmente ampliada e reconhecida como uma das mais modernas da América do Sul.

Por outro lado, nos conscientizávamos de uma violência crescente e que precisava ser encarada. Criamos a Central de Monitoramento do Rio, localizada na Barra.

2017 foi um ano de ESPERANÇA, quando se instalou a “barrigada” do cenário pós-olímpico e nos apegamos à promessa do calendário Rio de Janeiro a Janeiro que, infelizmente, não se consolidou.

E chegamos a 2018.

A palavra que me vem à cabeça é RESISTÊNCIA.

Vivemos um ano desafiador e, vamos confessar, exaustivo.

Taxas de ocupação bem abaixo das expectativas, investimento quase nulo em promoção. Notícias diárias sobre violência chegando aos principais destinos emissores, afastando turistas e eventos.

A Intervenção Federal na Segurança mostrou, logo depois do Carnaval, uma reação inédita, organizada e, em muitos aspectos, bem-sucedida. Mas sabemos que muito ainda precisa ser feito para que voltemos a ser identificados como destino seguro e cidade maravilhosa.

E como brasileiro é bom de comemoração, conquistamos e comemorarmos a tão pleiteada flexibilização de vistos. Os resultados ainda são tímidos, mas, com fé, esperamos que cheguem.

Cada um de vocês, tenho certeza, sentiu de perto, na própria pele, o significado dessas palavras. Atravessamos juntos esta breve história.

O Rio de Janeiro é inoxidável.

Um Feliz Natal e um Ano novo de muitos turistas!

 


Foto: Alexandre Macieira

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − cinco =