Olimpíada do Rio de Janeiro irá “inspirar” a de Tóquio

Daqui a quatro anos, Tóquio será sede da Olimpíada. O evento esportivo, segundo o presidente do Comitê Olímpico local, Yoshiro Mori, irá se “inspirar” na Rio 2016. A declaração de Mori aconteceu durante um encontro entre os organizadores de ambos os jogos, o japonês e o brasileiro, para a troca de conhecimentos na organização.

Na ocasião, o presidente do Comitê Olímpico da Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, foram convidados para transmitir e debater experiências. Os jogos realizados na Cidade Maravilhosa foram elogiados pelos participantes, inclusive pela presidente da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI), Nawal El Moutawakel.

Segundo ela, o evento funcionou como um catalisador para o desenvolvimento urbano da cidade, capaz de estimular o investimento que, de outra forma, não teria acontecido. “Em apenas sete anos, o número de pessoas com acesso a transportes públicos de boa qualidade aumentou de 18% em 2009, quando o Rio foi eleito cidade-sede, para 63% em 2016”, avaliou a dirigente, destacando ainda melhorias estruturais nos aeroportos.

Fonte: Panrotas