Mensagem do presidente Alfredo Lopes

Prezados associados,

Ao longo de 2019, fruto de muitas lutas e empenho, foi possível aferir, em todos os meses, taxas de ocupação maiores que as do ano anterior. E também identificamos um leve aumento no valor da diária. É claro que ainda não é o ideal, mas a curva é ascendente, então, vamos ser otimistas!

O ano também marcou o incremento do número de eventos na cidade. O segundo semestre, em especial, apresentou uma agenda bem mais concorrida. E a expectativa para o Carnaval é excelente

Para fortalecer a promoção de mais e mais eventos, continuaremos reforçando nossos pleitos para a agilização na liberação dos alvarás, lutando por um formato mais simples e que reduza os custos dos promotores e realizadores.

Festejamos, também, os primeiros resultados sobre a liberação do visto para norte-americanos, canadenses, japoneses e australianos, efetivada desde junho. Sabemos que essa facilidade não muda o cenário de um dia para o outro, mas trará ganhos progressivos a médio e longo prazos.

Vamos continuar nossa luta acreditando na recuperação econômica do Rio de Janeiro em 2020 e na participação estratégica da indústria do turismo nessa retomada. E não estamos sozinhos. De mãos dadas com o turismo estão os setores de construção civil, supermercados, shoppings, marketing e eventos. O jargão “a união faz a força” é antigo, mas muito se aplica ao nosso momento. Juntos, somos fortes e estratégicos!

Que tenhamos um 2020 nota 20! Pleno de realizações e conquistas.

(Crédito: Alexandre Macieira)