Gerentes de RH discutem implantação do e-social

No último dia 20, a Associação de Hotéis do Estado do Rio promoveu, no JW Marriott Rio, o Fórum de RH e DP com os gerentes dos hotéis associados na Zona Sul e Centro.
O assessor jurídico do SindHotéis-RJ, Dr. Marcelo Salles, participou da reunião e esclareceu dúvidas sobre a incorporação das gorjetas aos salários, além de outras questões relacionadas às mudanças na legislação trabalhista.
Mario Sérgio Sicco, diretor executivo da empresa MedQuality, de saúde e segurança, foi convidado para falar sobre e-social. O executivo esclareceu que a normatização da atuação dos trabalhadores da hotelaria deverá ser definida em breve, já que o processo vem afunilando as normas por tipo de atividade. Deverão ser implantados, por exemplo, rotinas de exames médicos relacionados aos riscos de cada função.
Sobre o sistema de escrituração digital, o diretor da MedQuality destacou que “não muda o que é feito, mas como é feito”, ressaltando que as mudanças objetivam gerar transparência nas informações, além de racionalizar e simplificar o cumprimento das obrigações eliminando redundâncias.
Foto: Arteiras Comunicação