Brasileiros acreditam que turismo no país deve ser melhor explorado


Segundo uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo, onde 2002 brasileiros de todas as regiões foram ouvidos, conclui-se que o Brasil tem um potencial enorme no setor do turismo que deveria ser melhor aproveitado.

A pesquisa foi realizada na terceira semana de março deste ano e nela, 80% dos entrevistados mostraram acreditar que o potencial do turismo brasileiro é de médio para alto, sendo que 59% admitem que ele não é aproveitado de forma adequada. Dos mesmos entrevistados , 79,7% gostariam de passar as férias em destinos nacionais.

Segundo 59% dos pesquisados, o principal benefício que o turismo causaria é a impulsão da economia e negócios; seguido da geração de empregos, que recebeu 27,4% dos votos.

Mostrando estar do lado do fomento no turismo nacional, 73% aprovam o aumento do número de companhias aéreas em operações do Brasil e dois terços apoiam a abertura do mercado nacional a empresas estrangeiras. Ainda, 47% dos brasileiros apontaram como ótimas as condições de turismo no Brasil; 37,6% como razoáveis e 11,4% como ruins ou péssimas. Entre eles, 42% acreditam que o turismo nacional aumentou, enquanto os demais se dividiram de maneira parecida entre ter diminuído e ter ficado igual.

Meios de transporte e hospedagem

Dos meios de transporte citados, 33,1% disseram preferir viajar de ônibus enquanto 33% citaram o avião e 32,6% optaram pelo carro (embora na prática, 39,5% disseram usar o carro, 38% ônibus e 20% avião). Sobre a hospedagem, 48% ficam em hotéis, pousadas e resorts, 35% na casa de parentes e 13,2% na casa de amigos.

 

Fonte: Mercado e Eventos