Audiência pública apresenta resultados da Setur-RJ e planos de Turismo para 2020

 

Avanços do Turismo na sede do poder legislativo do Estado. Esta foi a pauta da audiência pública apresentada pelo secretário de Estado de Turismo, Otavio Leite, na manhã desta quinta-feira (13), no Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

A apresentação reuniu lideranças do setor e parlamentares da Comissão de Turismo da Alerj, que assistiram atentos às realizações da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) no exercício de 2019 e, ainda, os planos de trabalho para 2020.

Na ocasião, Otavio mostrou ações importantes como as articulações com empresas aéreas, que resultaram, por exemplo, no aumento de frequências e conectividades. Além disso, ainda ressaltou a redução da alíquota do ICMS/QAV da aviação de 12 para 7% e a promoção e a divulgação dos destinos em feiras nacionais e internacionais de Turismo. Otavio discursou ainda sobre as importantes ações de captação de eventos e a retomada do Salão de Turismo em 2019, que reuniu 40 mil pessoas, durante quatro dias no Píer Mauá (Zona Portuária do RJ).

“Acabamos de criar o Núcleo de Inteligência na Captação de Eventos (NICE), que abrange representações de diversos segmentos: acadêmicos, científicos, desportivos, inovação, turismo social, entre outros, para abrir as possibilidades e facilitações de atração desses grandes eventos. Isso gera renda e amplia as atividades econômicas do Estado”, explicou Otavio Leite.

Durante a explanação, o secretário falou ainda sobre a efetiva campanha publicitária, para promover as cidades do interior, veiculada nos principais meios de comunicação. O trabalho que vem sendo realizado desde o início da gestão, já mostra resultados positivos como, por exemplo, a média de ocupação hoteleira em 2019 que cresceu 20% em relação a 2018.

“Tudo o que é possível para que mais pessoas desembarquem no Rio de Janeiro, está sendo feito. Ao mesmo tempo, precisamos continuar trabalhando para que o RJ anime cada vez mais os atores econômicos a investir e a retroalimentar a cadeia produtiva do Turismo”, concluiu o secretário.

Ao final da audiência, o presidente da Comissão de Turismo da Alerj, deputado Welberth Rezende, afirmou que o saldo foi positivo. “Eu saio daqui com uma sensação muito boa. O turismo no interior é a bandeira principal dessa gestão. O estado do Rio de Janeiro tem 92 municípios com belezas extremas e que precisam ser conhecidas por todos”, finalizou o parlamentar.

Fonte: Ascom Setur/TurisRio

Foto: Flávio Cabral