Associação de Hotéis fortalece interior do estado do Rio de Janeiro

Foto: Lorena Zschaber/SeturRJ

A ABIH-RJ tem atuado em diversas frentes para garantir a sobrevivência da hotelaria e, consequentemente, de seus colaboradores diretos, neste cenário de pandemia. Para isso, tem conquistado pleitos da categoria junto às prefeituras e realizado diversas ações para o fortalecimento do setor de hospedagem.

Entre as requisições conquistadas nos últimos dias está a aprovação, pela Câmara dos Deputados, em Brasília, com 350 votos a favor, do pedido de urgência para que seja discutido e votado o Projeto de Lei que retira a cobrança do Ecad nos apartamentos de hotéis e cabines de navios. A associação realizou uma grande campanha no estado do Rio de Janeiro envolvendo hoteleiros, mídias sociais e até uma carta aberta aos músicos para sensibilizá-los para a questão. Atualmente, a entidade está em articulação junto à SeTur RJ e AgeRio para a liberação de crédito do Governo Federal aos meios de hospedagem.

Desde o início da pandemia da Covid-19, a ABIH-RJ tem capitaneado diversas ações no estado do Rio. Uma dessas iniciativas é um calendário diversificado de lives, fóruns e cursos sobre assuntos que impactam na operação hoteleira. Entre os temas já abordados estão lives de Gestão de RH e sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); webinars de inicialização ao marketing digital e de Revenue Management; fóruns jurídico e comercial; reunião com o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, sobre os próximos passos após a votação do Ecad; entre outros.

A associação também esteve à frente do envio de cartas aos prefeitos do interior do estado contra as medidas restritivas impostas pelo poder público. Na requisição do funcionamento imediato dos meios de hospedagem, ao todo, 15 municípios foram contemplados. Nos pleitos sobre flexibilizações dentro da legalidade, das normas de segurança e protocolos de higiene, até o momento, foram mais de 100 ofícios, tendo obtido êxito em mais de 95% das requisições.

Em paralelo, houve o lançamento das placas da ABIH-RJ com informação de sinalização no combate à Covid-19, além da elaboração da cartilha de boas práticas; criação de grupos de WhatsApp por região turística ou município indutor do turismo (mais de 14 grupos); e de uma comissão formada por hoteleiros para tratar de negociação de tarifas, condições e reembolsos imediatos junto às OTAs, tendo em vista a baixa ocupação e pandemia.

 

Fonte: Hotéis RIO