ABIH-RJ pede reforço financeiro do MTur direcionado à Segurança turística

Carta destaca situação da Deat e BPTur

O presidente Alfredo Lopes encaminhou carta ao Ministro Marx Beltrão, titular da pasta do Turismo, no último dia 12, destacando a deficiência na Segurança Pública no Rio de Janeiro e seu impacto concreto na Segurança turística, que vai muito além do que é abordado no noticiário nacional e internacional.

“Como representantes da hotelaria carioca e do Rio Convention & Visitors Bureau, vimos por meio desta solicitar uma ação emergencial do Ministério do Turismo no enfrentamento da questão da Segurança turística”, enfatiza a carta.

O documento ressalta a falência do Governo do Estado, a quem cabe gerir a Segurança Pública, e o efeito nefasto, principalmente nos setores especializados em atendimento ao turista, como a Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista – Deat e o Batalhão de Policiamento Turístico – BPTUR.

Entre as solicitações, destacam-se repasses financeiros à Deat e BPTUR, que garantam uso pleno das viaturas e do efetivo lotado nos dois órgãos e apoio à Guarda Municipal da cidade para intensificar a vigilância das zonas turísticas.

A associação hoteleira vem fortalecendo junto à nova administração municipal a importância de a Guarda Municipal reforçar o policiamento dos pontos turísticos, porém o respaldo federal é fundamental para garantir a Segurança turística.

Fonte: ABIH-RJ