20150209 – Setur-RJ promoverá encontros com hoteleiros no interior

Costa Verde, Serra Imperial, Costa do Sol, Agulhas Negras e Vale do Café integram a programação

 20150209_setur
A ABIH-RJ organizou, no dia 15, um encontro reunindo os conselheiros da associação nas mais importantes regiões indutoras do turismo fluminense com o recém-empossado Secretário Estadual de Turismo, Nilo Sérgio Felix.
Com pouco mais de dez dias a frente do cargo, Nilo e sua equipe, formada pelo subsecretário Carlos Velloso; pelo presidente da TurisRio, Paulo Senise; e pelo diretor de Planejamento Cesar Werneck dedicaram uma manhã para apresentar brevemente os projetos de médio e curto prazo para fomentar o turismo no interior do estado. Entre as ações planejadas estão o resgate dos eventos Salão de Turismo e do programa O Rio é de Vocês, além do incremento de ações de promoção turística.
Prioritariamente será definida uma agenda de encontros regionais, a aproximação da Setur-RJ com Secretarias de Turismo e Prefeituras, além do levantamento do calendário turístico do interior. “A ideia é discutir uma série de assuntos, entre eles o cadastramento da rede hoteleira, o marketing turístico das cidades e a capacitação de mão de obra. A expectativa é realizar um seminário em fevereiro, dois em março e dois em abril. Queremos ampliar as perspectivas turísticas dos municípios fluminenses”, disse o secretário de Turismo, Nilo Sérgio Félix.
Os pleitos regionais da hotelaria também foram ouvidos, em sua maioria envolvendo temas comuns a várias regiões, como a importância do fortalecimento do calendário turístico de eventos no interior; questões de infraestrutura, sinalização turística e ordem pública, formatação e promoção dos circuitos que evidenciem a vocação turística do destino, necessidade de centros de convenções, entre outros.
Participaram do encontro os conselheiros Flávio Chabluk, de Búzios; Ana Lúcia Furtado, do Vale do Café; Carlos Mariz, de Petrópolis; Kiko Santa Rita, da região de Agulhas Negras, e Renato Marins, da Costa do Sol. Nauro Grehs representou o conselheiro Fabiano Ferreira, das regiões de Teresópolis e Friburgo. Thereza Jansen, superintendente da associação hoteleira, e Alfredo Morgado, que representa a ABIH-RJ no interior do estado, também acompanharam o encontro.
Segundo a superintendente Theresa Jansen, ampliar o diálogo com o Governo do Estado é considerado fundamental pela ABIH-RJ. “Tivemos uma excelente oportunidade de contato com a Secretaria de Turismo. Este encontro da pasta estadual com os conselheiros da entidade é muito importante. Acreditamos que a interlocução com o estado permitirá um maior desenvolvimento do turismo no interior“.